Mayara Soares e o coletivo A Bendita

Quem é Mayara Soares?

Tenho 26 anos e nasci em Foz do Iguaçu, a partir daí morei em vários estados e trago isso como bagagem cultural para estar em constante mudança e evolução, não possuo raízes em um local, gosto da descoberta do novo. O desenho sempre esteve presente de forma natural, desde criança sempre gostei de desenhar. Quando comecei a estudar moda já havia o envolvimento com a ilustração refletindo isso nos croquis, estampas e demais processos criativos. Hoje em dia trabalho na área de moda como desenhista e sou fundadora junto com a Gabriela Cargnelutti do coletivo Bendita, que foi a ideia que me empoderou a criar e divulgar meus projetos pessoais que tem como base o feminismo e principalmente a liberdade sexual da mulher e o feminino. Essa última série de ilustrações que foram criadas para a construção do zine “dead inside but still horny” que tem como foco retratar a liberdade sexual de forma lúdica, ilustrando sobre tesão, amor e solidão. O que está morto por dentro às vezes queima e transborda, desdobra a gente e quase sempre vira arte.

As minhas referencias de inspiração variam desde fotografia, arte, música, cinema, até mesmo fatos do cotidiano. Gosto de anotar tudo, rascunhar e ir aos poucos desengavetando esses projetos. As técnicas utilizadas para as ilustrações são diversas, variando desde o digital ate técnicas mais manuais como aquarela, nanquim, lápis de cor, marcador, não existindo uma regra específica para materiais; gosto de misturá-los, tendo algumas ilustrações que são feitas em partes manuais e partes digitais.

Algumas ilustradoras que me inspiram: Frida Castelli, Adara Sánchez, Tahel Maor, Sofia Bonati, Sirlanney, Jana Brike.

O que é A Bendita?

A Bendita é um coletivo feminino de arte, inicialmente criada como uma válvula de escape criativa para unir meninas em feiras de artes da região, a ideia deu tão certo que acabou virando nosso trabalho!

A ideia do coletivo surgiu de uma amizade entre duas designers: Mayara Soares, designer de moda e ilustradora e a Gabriela Cargnelutti, designer de produto e pós-graduada em moda, ambas cansadas da rotina maçante do mercado de trabalho e com muitas ideias de empoderamento feminino pra mostrar pro mundo! A Bendita surgiu como um grito, foi o empurrão que conseguimos dar juntas para sair da nossa zona de conforto e encorajar outras meninas a fazer o mesmo, juntas estendemos a mão, puxamos as meninas pro rolê e trabalhamos juntas nas nossas ideias. Isso faz o coletivo ter uma variedade de produtos que vão desde materiais gráficos a bordados, e claro, tudo isso criado por nós e parcerias de marcas independentes ou ilustradoras/fotógrafas/designers da região.

Portfolio

Você encontra a Mayara aqui e aqui. Fiquem agora com algumas obras de suas ilustras: